NONO CURSO PREPARATÓRIO PARA INICIAÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMALDE "BOAS PRÁTICAS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL"

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Ciências da Saúde (CEUA-ICS) tem a satisfação de convidar alunos de graduação, de pós-graduação, docentes e profissionais que usarão animais nas suas pesquisas científicas a participarem do 9º curso preparatório para iniciação em experimentação animal – “BOAS PRÁTICAS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL”. O curso de Boas Práticas em Experimentação Animal capacita no uso e manejo de animais de laboratório e atende à Resolução Normativa CONCEA nº 49, de 7 de maio de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais.

O curso será gratuito e tem como objetivo promover educação ética e fornecer bases teórico-prática para a compreensão dos aspectos fundamentais do bem-estar de diferentes animais experimentais e procedimentos técnicos específicos necessários à experimentação animal. O curso vem preencher uma lacuna existente na qualificação e formação desse público no que diz respeito aos conceitos básicos de bioterismo e ao comportamento ético e consciente no uso de animais experimentais. Abre também novas perspectivas profissionais, principalmente àquelas relacionadas às atividades de pesquisa científica, além de propiciar melhorias significativas na formação acadêmica e profissional, principalmente com relação à consciência e conduta ética. Neste ano de 2024, o curso será realizado por videoconferência através da Plataforma Digital conferenciaweb.rnp.br e terá carga horária de 30 horas em atividades síncronas (24h) e assíncronas (6h), esta última em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Será realizado no período de 21 a 30 de outubro de 2024, das 18:00h às 21:00h e contará com a participação dos membros da CEUA-ICS, professores experientes no manejo de animais experimentais.

As inscrições serão realizadas através deste site https://www.cursoexpanimal2024.ufba.br/ no período de 01/10/2024 a 15/10/2024