Quem Somos

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, da Universidade Federal da Bahia foi constituída pela Portaria nº 02 de 04 de junho de 2009, com a participação de professores do ICS/UFBA, Escola de Medicina Veterinária/UFBA, de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e representantes: discente, de sociedade civil e de sociedade protetora de animais (Instituto Arca de Noé). Em atendimento ao cumprimento da Lei nº 11.794/2008 e preocupados com o uso de animais na experimentação animal no ICS, os professores desta instituição fundaram a CEUA - ICS, após debaterem temas relacionados à bioética e utilização de animais em pesquisa e ensino no I Workshop em Ética Animal, ocorrido em abril de 2009.

Esta Comissão objetiva regulamentar todas as atividades envolvendo a criação e utilização de animais de experimentação no ensino e pesquisa. Tem por finalidade analisar, emitir parecer e expedir certificados à luz dos princípios éticos em experimentação animal. Possui caráter independente, de múnus público e multiprofissional, com papel consultivo, deliberativo, educativo e vinculativo quanto a sua atividade fim.  A CEUA-ICS tem por finalidade cumprir e fazer cumprir no âmbito do Instituto de Ciências da Saúde/ UFBA e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e a pesquisa.